terça-feira, 24 de março de 2009

1º Passeio das Casas do Benfica de Setúbal, Palmela e Sesimbra

Ora aí está
um título sugestivo! Dois membros do SetubalBTT estiveram lá. Não esteve um 3º por lesão (as melhoras Ricardo).
Às 08:30 lá estava eu para a inscrição na bela casa do Benfica de Setúbal. Por volta das 09:15 eu
e o Sérgio lá estávamos para participar no que viria a ser um belo passeio. Outro membro lá esteve a prestar o apoio à partida (obrigado Valério) e "bater" umas chapas bem elucidativas do ambiente que se estava a viver.

Início dentro da hora prevista sem sobressaltos, de ressalvar que esperávamos um maior número de participantes e tal não aconteceu talvez pela pouca divulgação e as entradas no passeio serem por convites. Ahh! É verdade. Quem deu a partida foi a Exma Sra Presidente da Câmara de Setúbal. Que grande classe !

Batedores da Brigada a abrir caminho com a ajuda de alguns voluntários Motards que tudo fizeram para que o passeio corresse em segurança. Saída de Setúbal e direitinhos a Palmela, num ritmo muito agradável. Chegada a Palmela com as boas vindas da Casa do Benfica de Palmela através de um enorme insuflável colocado na Rua 25 de Abril. Seguimos para a Quinta do Anjo, passando por cabanas até Vila Nogueira de Azeitão. Sempre pela N379 até Sesimbra. Direitinhos, pois está, à casa do Benfica de Sesimbra que também nos recebeu com um insuflável junto à praia a dar-nos as boas-vindas. Uma garrafinha de água e uma peça de fruta estavam disponíveis para quem quisesse repôr algumas energias. Agora a parte mais difícil, subir, subir, subir....ninguém ficou apeado, uns gordos, outros magros, velhos, novos toda a gente chegou lá acima. De volta pelo mesmo caminho houve paragem em Palmela para mais umas garrafinhas de água e fruta (provei as laranjas e estavam deliciosas). Já se fazia tarde e estávamos a sair do horário previsto, tivemos que agarrar nas trouxas e comer o resto pelo caminho...toca a descer direitinhos a Setúbal. À entrada de Setúbal, batedores da PSP substituiram os da Brigada e levaram-nos em segurança de volta à Praça do Bocage onde, por muita pena minha e do Sérgio não permanecemos para o que se adivinhava ser um belo petisco às portas da casa do Benfica de Setúbal, com carnes, vinhos e belos fogareiros que não iam parar de produzir comida para toda aquela gente.
Espero estar no próximo passeio e contamos ter mais membros do Setúbal BTT a participar.
Foi aqui aplicado e muito bem o conceito de passeio...nada de pressas, ritmo que dava para todos acompanharem, conversarem e apreciar um pouco da paisagem. PARABÉNS a todas as pessoas envolvidas na organização. O Objectivo só não foi alcançado em nº de participantes.

terça-feira, 3 de março de 2009

BTT em Evora; Ecopista e Aqueducto

Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009
BTT em Evora; Ecopista e Aqueducto

Depois de parar o carro junto à piscina municipal, dois aventureiros do Setubal BTT decidiram investigar dois percursos ambientais (exclusivamente ciclisticos e pedonais) em Evora; A Ecopista e o Aqueducto. A estrategia foi traçada previamente recorrendo a mapas e "31 de boca" de alguns colegas, fazer a Ecopista desde Evora até á aldeia de Graça do Divor e voltar para trás pelo trajecto do Aqueducto num percurso inferior a 40 Km. Logo á partida não se poderia esperar qualquer desnivel de terreno pois a Ecopista aproveita um desactivado troço ferroviario e tambem não existem aqueductos onde a agua tenha de subir... A dificuldade desdes percuros é de 0,1... Afinal sempre é preciso pedalar para que a bicicleta ande. A utilização destes caminhos estão mais indicados para manutenção fisica, treino aerobico, descontrair, passeios em familia ou até para engripados ranhosos sem folego. Quem se aventurar por estes caminhos arrisca-se a relaxar com paisagens "tipo postal" e a confraternizar com "outros" animais todo-o-terreno equipados com extensores de marfim com design á "la corno" mas felizmente inofensivos. No final por apenas 1,85 € podem dar umas braçadas na piscina municipal e tomar uma banhoca de agua quente e ir comer uma refeição bem servida nos inumeros restaurantes ou tasquinhas da cidade.
Um abraço e boas pedaladas;
J. Reforço & L. Valerio