terça-feira, 24 de março de 2009

1º Passeio das Casas do Benfica de Setúbal, Palmela e Sesimbra

Ora aí está
um título sugestivo! Dois membros do SetubalBTT estiveram lá. Não esteve um 3º por lesão (as melhoras Ricardo).
Às 08:30 lá estava eu para a inscrição na bela casa do Benfica de Setúbal. Por volta das 09:15 eu
e o Sérgio lá estávamos para participar no que viria a ser um belo passeio. Outro membro lá esteve a prestar o apoio à partida (obrigado Valério) e "bater" umas chapas bem elucidativas do ambiente que se estava a viver.

Início dentro da hora prevista sem sobressaltos, de ressalvar que esperávamos um maior número de participantes e tal não aconteceu talvez pela pouca divulgação e as entradas no passeio serem por convites. Ahh! É verdade. Quem deu a partida foi a Exma Sra Presidente da Câmara de Setúbal. Que grande classe !

Batedores da Brigada a abrir caminho com a ajuda de alguns voluntários Motards que tudo fizeram para que o passeio corresse em segurança. Saída de Setúbal e direitinhos a Palmela, num ritmo muito agradável. Chegada a Palmela com as boas vindas da Casa do Benfica de Palmela através de um enorme insuflável colocado na Rua 25 de Abril. Seguimos para a Quinta do Anjo, passando por cabanas até Vila Nogueira de Azeitão. Sempre pela N379 até Sesimbra. Direitinhos, pois está, à casa do Benfica de Sesimbra que também nos recebeu com um insuflável junto à praia a dar-nos as boas-vindas. Uma garrafinha de água e uma peça de fruta estavam disponíveis para quem quisesse repôr algumas energias. Agora a parte mais difícil, subir, subir, subir....ninguém ficou apeado, uns gordos, outros magros, velhos, novos toda a gente chegou lá acima. De volta pelo mesmo caminho houve paragem em Palmela para mais umas garrafinhas de água e fruta (provei as laranjas e estavam deliciosas). Já se fazia tarde e estávamos a sair do horário previsto, tivemos que agarrar nas trouxas e comer o resto pelo caminho...toca a descer direitinhos a Setúbal. À entrada de Setúbal, batedores da PSP substituiram os da Brigada e levaram-nos em segurança de volta à Praça do Bocage onde, por muita pena minha e do Sérgio não permanecemos para o que se adivinhava ser um belo petisco às portas da casa do Benfica de Setúbal, com carnes, vinhos e belos fogareiros que não iam parar de produzir comida para toda aquela gente.
Espero estar no próximo passeio e contamos ter mais membros do Setúbal BTT a participar.
Foi aqui aplicado e muito bem o conceito de passeio...nada de pressas, ritmo que dava para todos acompanharem, conversarem e apreciar um pouco da paisagem. PARABÉNS a todas as pessoas envolvidas na organização. O Objectivo só não foi alcançado em nº de participantes.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Costa Caparica em Btt

Passados alguns anos, acedemos ao convite do colega Ricardo para dar uma volta de btt na Costa da Caparica. Partimos às 9:30 e passamos pelos Capuchos, Mata do Medo, Mata da Apostiça e Fonte da Telha. Num percurso de 55Km misto com muitas zonas de areia solta maioritariamente rolante, podemos ver excelentes paisagens tendo o mar no horizonte.
Todos gostaram se bem que aos 30Km alguns já davam sinais de algum desgaste, mas não desistiram pois o melhor estava ainda para vir. Outros com menos sorte caíram fazendo no entanto lembrar a importância do capacete nestas actividades (as melhoras para os manos)
Falo do churrasco pois então, uma coisa em grande na quantidade e qualidade, onde não faltou uma prova de vinhos, o queijo de Azeitão que nos ajudou à confraternização, pois o vinho faz milagres...segui-se uma caminhada a pé até ao café e quando chegamos nova carga nos digestivos até aguentar, se bem que o pessoal das grades de minis estavam em vantagem.
Enfim foi um espectáculo!!!







Por fim deixo certamente em nome de todos os que participaram, um agradecimento aos familiares do Ricardo nomeadamente na maneira como nos receberam em vossa casa, a simpatia com que fomos recebidos e abastecidos, um abraço e saúde para todos vós.
Continuação de boas pedaladas.
PXC

quarta-feira, 4 de março de 2009

PASSEIO DOS SABORES-AZEITÃO 2009

No dia 1 de Março de 2009 estivemos presentes em Vila Fresca de Azeitão, alguns pelo segundo ano consecutivo. Um passeio muito interessante que deu a oportunidade aos participantes de conhecer bons trilhos (alguns privados) e provar as doçarias da região. Cerca de 25Km dos melhores trilhos que a região tem para oferecer.
Os abastecimentos na Quinta de Alcube e Califórnia correram bem pois havia comida e bebida com fartura. Nota negativa no entanto na prova de tortas e moscatel no JMF pois estando o material à conta alguns foram aqueles que não viram a cor das tortas nem do moscatel, a minha proposta seria que cada participante tivesse uma senha(distribuída com o dorsal) para levantar no balcão aquilo que tinha direito, para todos os efeitos pagamos €15 e a organização tem de garantir que todos são tratados de igual. Exceptuando este episódio a visita às caves foi muito interessante com direito a explicação acerca da história do JMF e fabricação de moscatel e vinho(5 estrelas)
Ficam aqui as fotos dos protagonistas. Como diz a história uma imagem vale mais que mil palavras.



























Valeu a pena acima de tudo pelo convívio
entre todos, dos mais prós aos iniciados.
Gostei muito do espírito de grupo demons-
trado por todos (excepção feita aos come-tortas).
Podem ver o passeio em vídeo aqui:
PXC










terça-feira, 3 de março de 2009

BTT em Evora; Ecopista e Aqueducto

Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009
BTT em Evora; Ecopista e Aqueducto

Depois de parar o carro junto à piscina municipal, dois aventureiros do Setubal BTT decidiram investigar dois percursos ambientais (exclusivamente ciclisticos e pedonais) em Evora; A Ecopista e o Aqueducto. A estrategia foi traçada previamente recorrendo a mapas e "31 de boca" de alguns colegas, fazer a Ecopista desde Evora até á aldeia de Graça do Divor e voltar para trás pelo trajecto do Aqueducto num percurso inferior a 40 Km. Logo á partida não se poderia esperar qualquer desnivel de terreno pois a Ecopista aproveita um desactivado troço ferroviario e tambem não existem aqueductos onde a agua tenha de subir... A dificuldade desdes percuros é de 0,1... Afinal sempre é preciso pedalar para que a bicicleta ande. A utilização destes caminhos estão mais indicados para manutenção fisica, treino aerobico, descontrair, passeios em familia ou até para engripados ranhosos sem folego. Quem se aventurar por estes caminhos arrisca-se a relaxar com paisagens "tipo postal" e a confraternizar com "outros" animais todo-o-terreno equipados com extensores de marfim com design á "la corno" mas felizmente inofensivos. No final por apenas 1,85 € podem dar umas braçadas na piscina municipal e tomar uma banhoca de agua quente e ir comer uma refeição bem servida nos inumeros restaurantes ou tasquinhas da cidade.
Um abraço e boas pedaladas;
J. Reforço & L. Valerio